Uma perspectiva autorreflexiva sobre experiências formativas docentes de dois professores iniciantes no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3511Palavras-chave:
Docência no Ensino Superior, Experiências formativas docentes, Reflexão autoformativaResumo
O presente estudo propõe-se a tecer reflexões sobre o aprendizado docente de dois professores iniciantes no ensino superior, interlocucionando o percurso inicial de atuação docente no Ensino Superior e o aprendizado docente através de experiências formativas obtidas durante uma disciplina voltada a conceitos fundamentais sobre a formação de professores no Curso de Doutorado em Educação. Esta pesquisa, ancorada em Candau (1984), Delory-Momberger (2014); Josso (2004); Sacristán (1999), Tardif (2010) entre outros, parte do método autobiográfico, no qual a descrição da própria trajetória no ensino superior é o fio condutor das reflexões teórico-práticas. Consideramos que é nas experiências significativas que saberes referenciais para a prática docente são adquiridos e dominados e novos significados sobre a docência são construídos, bem como novos sentidos para a formação anteriormente constituída; para consolidar as experiências formativas, o exercício autobiográfico deve se coadunar com o desenvolvimento de uma contínua atividade de racionalidade reflexiva por parte dos docentes em formação.
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